5.5 designers

é um grupo de designers Françêses que se fizeram conhecer com a sua primeira colecção chamada "Réanime". Este projecto foi criado pelo grupo logo depois de terem acabado a universidade. O objectivo deles era de dar uma alternativa ao consumismo puchando as pessoas a criarem uma ligação com os objectos que as rodeiam, pelo simples facto de arranjarem esses objectos. E para criarem esses efeitos este grupo de designers criou em 2003 quatro diferentes tipos de arranjos possiveis que as pessoas poderiam usar para reutilizarem as cadeirase e os moveis de casa. Estes objectos foram:
O kit de sutura, o kit de transplantação, a base em prótese e a muleta. com estes objectos este colectivo criou o hospital dos moveis.
Para o qual as possoas levavam cadeiras, mesas, estantes, entre outros e estes eram arranjados pela équipa de "médicos". Abaixo estão exemplos de cirurgias realizadas a deiferentes móveis:
Este primeiro projecto funcionou tão bem que o grupo decidiu continuar "grupado" e criaram diferentes colecções até que em 2005 criaram outro enorme sucesso a colecção "Objets ordinaires" (objectos banais). Neste caso o conceito foi bem diferente. O colectivo decidiu criar uma nova maneira de ver os objectos, mas desta vez baseando-se em objectos completamente banais que são usados todos os dias por milhões e milhares de pessoas no mundo inteiro por causa da sua função ser tão básica. Não serão estes objectos ícones do Design à maneira deles?
Esta gama de objectos pretende, deixando a integridade e identidade própria a estes objectos quotidianos, tratar do ego dos objectos banais.
Eles escolheram objectos banais, anónimos, quotidianos, de baixo custo, produzidos em série e funcionais, ou seja objectos que acabam por ser mais funções que formas propriamente ditas. E dar-lhes mais importância através de acessórios a eles aplicados:
sò pela piada os pés usados para o espremedor de sumo são tal como o aspecto indica os pés de um verdadeiro espremedor de sumo do Starck.
Em 2006 so 5.5 designers foram convidados pela édition Lutèse a fazer papeis de parede. O grupo eles acabou por resolver este problema dos papeis de parede, pois não queriam cair no "cliché" dos desenhos pirosos aos quais somos todos um pouco alergicos, com papais de parede com os quais se pode interagir pois estes são jogos:



entre eles existe o jogo do galo, o jogo do labirinto, e o jogo da sopa de palavras.
E fizeram ainda a colecção Apparat, que foi feita para a Baccarat enorme empresa de copos e cristal. A Baccarat tem como símbolo da marca um copo que lhes é especifico e mundialmente conhecido que faz parte da colecção Harcourt sendo ela:
Os 5.5 decidiram então em vez de voltar a usar formas tão ultrapassadas usar o desenho desta colecção por cima de objectos mais modernos e de formas simples:


Dando assim a ideia da antiga forma mas remodernizado-a.


Estes são alguns exemplos dos trabalhos feitos por este colectivo de jovens Designers franceses.

Sem comentários:

Enviar um comentário