Maarten Bass

Maarten Bass é um designer de nacionalidade alemã mas que viveu toda a sua vida na Holanda.
estudou na mundialmente conhecida "Design Academy Eindhoven" onde obteve o seu diploma em 2002.
Quando Maarten Bass ainda estava na escola de Eindhoven este criou o castiçal Knuckle:
Que foi posto em produção quando Baas ainda estava na escola.

Foi no seu ultimo ano em Eindhoven que Bass faz a série Smoke:




Com a qual é nomeado para o René Smeets e o Melkweg prémio de design.
Esta série foi então reproduzida pela MOOI o que fez o jovem Bass ser mundialmente conhecido.
e em 2004 Bass teve a oportunidade de fazer uma exposição a solo em Nova York na Moss, esta exposição foi chamada: "Were there's smoke..." onde Bass apresentou 25 peças únicas. pois este tinha sem nenhum medo nem reserva queimado designes clássicos como os de Gaudi, Eames, Rietvelt, Sottsass e os Campana Brothers entre muitos outros. A técnica para criar tão extraordinários objectos em obras primas foi, usar uma tocha para queimar os objectos e depois de queimados usar uma cola de resina epoxy para proteger assim o objecto de mais degradação.

Outras oubras de Bass foram entre outras:
-A "Hey, chair, be a bookshelf!" esta série foi criada por união de objectos ou partes de objectos completamente diferentes para lhes dar uma função no final:

-A série "Clay fourniture" é como diz o nome mobiliário feito a partir de argila mas neste caso argila sintética com uma estrutura metálica no seu interior. todas as peças desta série são feitas à mão, por não serem usados moldes todas as peças desta colecção são únicas:
- A série "China" foi feita em colaboração com empresas chinesas. O material principal usado por Bass nesta série é a madeira, ele quis experimentar até onde iam as capacidades dos carpinteiros de Shanghai, criando assim uma ponte entre o gosto occidental e as tecnicas chinesas tradicionais, tais como esta cadeira ("pliastic chair in wood"):
- A série "Treasure Furniture" é feita com o lixo de uma fábrica. como as fábricas fazem sempre os mesmos móveis, também fazem sempre o mesmo lixo, tornando possível recriar esta série enquanto esta fábrica continuar a fazer os mesmos moveis e por isso o mesmo lixo.



- A série "Sculpt" é baseada em esboços rápidos que são depois aumentados para um tamanho monumental e são feitos de metal.

os dois link's a baixo são de um outro trabalho de Bass sobre os relógios chamado "Real Time".

1 comentário: